DHCP: Protocolo de Configuração Dinâmica de Host
O DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é um protocolo de gerenciamento de rede usado em redes de Protocolo de Internet (IP) para atribuir automaticamente endereços IP e outros parâmetros de comunicação a dispositivos conectados à rede usando uma arquitetura cliente-servidor. Essa tecnologia elimina a necessidade de configurar manualmente individualmente dispositivos de rede e consiste em dois componentes de rede, um servidor DHCP instalado centralmente na rede e instâncias de clientes da pilha de protocolos em cada computador ou dispositivo.
Quando conectado à rede e periodicamente a seguir, um cliente solicita um conjunto de parâmetros do servidor usando DHCP. O DHCP pode ser implementado em redes de vários tamanhos, desde redes residenciais até grandes redes de campus e ISP regionais. Muitos roteadores e portais residenciais possuem a capacidade de servidor DHCP. A maioria dos roteadores de rede residencial recebe um endereço IP exclusivo dentro da rede ISP. Dentro de uma rede local, um servidor DHCP atribui um endereço IP local a cada dispositivo. Os serviços DHCP existem para redes que executam a versão 4 (IPv4) do Protocolo de Internet, bem como a versão 6 (IPv6). A versão IPv6 do protocolo DHCP é comumente chamada de DHCPv6.
Histórico do DHCP
O Protocolo de Resolução de Endereço Reverso (RARP) foi definido em 1984 para a configuração de dispositivos simples, como estações de trabalho sem disco, com um endereço IP adequado. Atuando na camada de link de dados, tornou a implementação difícil em muitas plataformas de servidor. Isso exigia que um servidor estivesse presente em cada link de rede individual.
O RARP foi substituído pelo Protocolo de Inicialização de Bootstrap (BOOTP), definido em setembro de 1985. Isso introduziu o conceito de um agente de retransmissão, que permitiu o encaminhamento de pacotes BOOTP em redes, permitindo que um único servidor BOOTP central atendesse hosts em muitas sub-redes IP.
O DHCP foi definido pela primeira vez em outubro de 1993. Baseia-se no BOOTP, mas pode alocar dinamicamente endereços IP de um pool e recuperá-los quando não estão mais em uso. Também pode ser usado para fornecer uma ampla variedade de parâmetros de configuração extras para clientes IP, incluindo parâmetros específicos da plataforma.
Em 1997, o tipo de mensagem DHCPINFORM (usado para WPAD) e outras pequenas alterações foram adicionadas. Essa definição continua sendo o núcleo do padrão para redes IPv4.
O DHCPv6 foi inicialmente definido em 2003. Após atualizações por muitos RFCs subsequentes, sua definição foi substituída em 2018, onde a delegação de prefixo e a autoconfiguração de endereço sem estado foram mescladas.
Funcionamento do DHCP
O DHCP funciona através de quatro etapas: descoberta, oferta, solicitação e confirmação.
Descoberta: Nesta fase, o cliente transmite um pacote de descoberta DHCP na rede. O pacote contém o endereço MAC do cliente e uma mensagem de broadcast, solicitando um endereço IP disponível e outros parâmetros de configuração.
Oferta: O servidor DHCP recebe a mensagem de broadcast e responde com um pacote de oferta DHCP contendo um endereço IP disponível para o cliente e outros parâmetros de configuração, como o endereço do servidor DNS e o gateway padrão.
Solicitação: O cliente recebe a oferta DHCP e, se aceitar, envia uma solicitação DHCP ao servidor para confirmar o endereço IP e outros parâmetros de configuração.
Confirmação: O servidor DHCP recebe a solicitação do cliente e envia uma mensagem de confirmação contendo a informação de configuração. O cliente, em seguida, configura seus parâmetros de rede para usar o endereço IP e outras informações recebidas do servidor.
O DHCP é um protocolo eficiente que simplifica a configuração de rede e a gestão de endereços IP, permitindo que os dispositivos sejam adicionados ou removidos da rede sem a necessidade de configuração manual. Ele também ajuda a prevenir conflitos de endereço IP na rede, pois o servidor DHCP garante que cada dispositivo receba um endereço IP exclusivo.