Editoração Eletrônica (Desktop Publishing)

A editoração eletrônica (DTP) é o processo de criação de documentos utilizando software de layout de páginas em um computador pessoal ("desktop"). Inicialmente, era usado principalmente para publicações impressas, mas atualmente também auxilia na criação de diversos tipos de conteúdo online.

A editoração eletrônica envolve várias etapas e utiliza diferentes tipos de software e equipamentos. Textos e ilustrações originais geralmente são produzidos utilizando programas de processamento de texto, programas de desenho livre ou geométrico, além de scanners para fotografias e imagens.

Uma vez criados esses elementos, o próximo passo é transferir o produto final para um programa de diagramação de páginas, que é considerado o software de editoração eletrônica propriamente dito. Esses programas permitem que o usuário posicione textos e gráficos na tela e avalie o resultado. Além das funções de layout, esses programas frequentemente possuem ferramentas de processamento de texto e desenho para refinar partes específicas dos documentos.

Após o processo de criação concluído no software, o documento final pode ser impresso em uma impressora a laser ou, para uma qualidade profissional, em um dispositivo de fotocomposição. A editoração eletrônica envolve a combinação e rearranjo de textos e imagens para criar arquivos digitais para impressão, visualização online ou uso em sites.

A editoração eletrônica foi pioneira por Paul Brainerd em 1985 com o lançamento do Aldus Pagemaker para o computador Macintosh. É comumente utilizada na criação de materiais impressos, como capas de livros, brochuras, catálogos, folhetos, revistas e pôsteres.

Em resumo, a editoração eletrônica é o processo de criação de documentos por meio de software de diagramação de páginas em um computador pessoal. Ela abrange a produção de textos e ilustrações, seguida pela transferência para um programa de diagramação de páginas. Esse processo permite a combinação e rearranjo de elementos para criar arquivos digitais para impressão ou visualização online. A editoração eletrônica revolucionou a produção de materiais impressos e é amplamente utilizada para diversos fins de criação de conteúdo.