O Winsock é um padrão de interface de programas aplicativos para softwares que fornece uma interface TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) sob o Windows. Essa interface permite que os programas possam se comunicar com outros dispositivos na rede, como servidores, dispositivos de rede e outros programas que utilizam o TCP/IP.
O Winsock originou-se de uma discussão entre os fornecedores de software durante uma conferência do UNIX em 1991, onde ganhou o apoio geral dos desenvolvedores de software, incluindo a Microsoft. O objetivo do Winsock era fornecer uma única interface padronizada para a comunicação TCP/IP entre aplicativos e o sistema operacional.
Com o Winsock, desenvolvedores de software podem escrever programas que se comunicam com dispositivos de rede sem ter que se preocupar com detalhes de baixo nível da rede, como configurações de hardware, endereçamento e roteamento de pacotes. Em vez disso, eles simplesmente chamam as funções do Winsock para estabelecer conexões, enviar e receber dados e fechar conexões quando necessário.
O Winsock foi integrado ao Windows 3.1 em 1992 e desde então tem sido uma parte integrante do Windows. A maioria dos aplicativos do Windows que se comunicam pela rede utiliza o Winsock para fazer isso.
O Winsock é uma API (Application Programming Interface) de nível de usuário e é projetado para ser independente do hardware e do sistema operacional subjacentes. Isso significa que os programas que utilizam o Winsock podem ser portados facilmente para diferentes plataformas, desde que essas plataformas também suportem o Winsock.
No geral, o Winsock é uma importante interface de programação para a comunicação em rede no ambiente Windows. Ele simplifica o desenvolvimento de aplicativos de rede, permitindo que os desenvolvedores se concentrem em lógica de negócios em vez de detalhes de rede.