fita streamer (streaming tape)
Uma fita streamer, também conhecida como streaming tape em inglês, é um tipo de mídia de armazenamento de dados que consiste em uma fita magnética contínua em que os dados são gravados sequencialmente, um após o outro. Ao contrário de outras mídias de armazenamento, como discos rígidos ou unidades flash, a fita streamer não permite acesso aleatório aos dados armazenados. Em vez disso, é necessário avançar a fita até a posição desejada para ler ou gravar dados.
A fita streamer foi originalmente projetada para ser usada em sistemas de backup e recuperação de dados em grandes empresas, onde grandes quantidades de dados precisavam ser copiadas regularmente. A alta capacidade de armazenamento e o baixo custo em relação a outras mídias de armazenamento tornaram a fita streamer uma escolha popular para esses fins.
Embora a popularidade da fita streamer tenha diminuído com o advento de outras tecnologias de armazenamento, como o armazenamento em nuvem, ainda é usada em muitas empresas que precisam armazenar grandes quantidades de dados por longos períodos de tempo. As fitas streamer modernas também são capazes de armazenar dados de forma mais rápida e eficiente do que as versões mais antigas, tornando-as ainda relevantes para algumas aplicações de armazenamento de dados.