Clock tick, ou marcação do clock, é a menor unidade de tempo reconhecida pela unidade central de processamento (CPU). O tempo necessário para que a CPU processe a instrução mais simples, como buscar o conteúdo de um registrador ou executar uma NOP (no operation, ou seja, uma instrução que não faz nada). Também chamado de CPU cycle (ciclo de CPU).
Em computadores pessoais, os clock ticks geralmente se referem ao relógio principal do sistema, que corre a uma certa frequência medida em megahertz (MHz) ou gigahertz (GHz). Isso significa que há um determinado número de milhões ou bilhões de ticks do relógio (ou ciclos de reloj) por segundo. Por exemplo, um computador com um relógio de 66 MHz tem 66 milhões de ticks do relógio por segundo.
O número de ticks do relógio necessários para executar uma instrução depende da arquitetura e do design da CPU. Algumas instruções podem ser executadas em um único tick do reloj, enquanto outras podem levar vários ticks. Quanto mais rápido o relógio da CPU, mais instruções ela pode executar por segundo, aumentando assim o desempenho do computador.
No entanto, o relógio da CPU não é o único fator que determina a velocidade de processamento. Outros componentes do sistema, como a memória, o disco rígido e a placa de vídeo, também influenciam no desempenho. Além disso, diferentes tipos de CPUs podem ter diferentes números de núcleos, caches e pipelines, que afetam a forma como elas executam as instruções.
Em alguns casos, o relógio da CPU pode ser ajustado para rodar em uma frequência maior ou menor do que a original. Isso é chamado de overclocking ou underclocking, respectivamente. O overclocking pode aumentar o desempenho da CPU, mas também pode causar superaquecimento e instabilidade. O underclocking pode reduzir o consumo de energia e o calor gerado pela CPU, mas também pode diminuir o desempenho.